Dicas

Alimentação das crianças até 2 anos

A alimentação das crianças até 2 anos pede cuidados especiais, sendo indicado que a alimentação do bebê até os 6 meses de idade seja exclusivamente leite materno. E a partir desse período, para as necessidades nutricionais da criança serem atendidas, é necessário que os pais comecem introduzindo de forma gradual e lenta outros alimentos e inclusive água e chás.

Antes dos 6 meses, complementar a aleitamento materno com água, chás ou qualquer outro alimento líquido ou sólido, aumenta a chance do bebê ter cólicas e adoecer. E mesmo quando começar a comer outros alimentos, as mamadas não devem ser interrompidas.

A casa é o primeiro ambiente alimentar da criança, assim as refeições precisam ser adequadas e saudáveis. Os cuidados e o modo como os alimentos serão apresentadas às crianças influenciará na relação delas com a comida ao longo da vida, por isso não é aconselhável forçar, chantagear ou gratifica-las ao comer. E também, esses primeiros alimentos, influenciarão na saúde a longo prazo como, por exemplo, desenvolvimento de alergias, cáries, déficit de atenção…

As comidinhas dos pequenos nos primeiros anos são amassadas ou picadinhas para facilitar a ingestão, são as chamadas papinhas. As papinhas, contendo tubérculos, leguminosas, frutas, carne, cerais podem ser dadas 3 vezes ao dia, sem rigidez de horário, se a criança estiver mamando. Mas é fundamental consultar um pediatra para orientação nesse período de transição alimentar, pois é um período de aprendizagem para todos.

Listamos algumas comidas e bebidas que podem e as que devem ser evitados na alimentação das crianças até 2 anos.

PODE

– Grãos: lentilha, grão de bico, ervilha;
– Tubérculos: batata, mandioca, inhame;
– Origem animal: alguns peixes, carne vermelha, ovos;
– Frutas: laranja, maça, abacate, goiaba, mamão, banana, manga;
– Vegetais: folhas verdes, beterraba, cenoura, abóbora;
– Pães e biscoito sem recheio;
– Iogurtes naturais sem açúcar;
– Nozes e castanhas triturados (para evitar engasgamentos);
– Água;
– Temperos naturais como cebola, coentro, louro, salsa.

EVITAR

– Suco antes de 1 ano. E entre 1 e 2 anos deve ser oferecido a criança com moderação;
– Refrigerante;
– Lanchinhos industrializados;
– Alimentos ultraprocessados: presunto, patê, nuggets;
– Qualquer alimentos – com exceção das frutas – contendo açúcar;
– Mel;
– Café;
– Temperos industrializados;
– Sal em excesso.

E alguns acessórios podem incentivar e tornar a hora das refeições mais atraente e divertida para os filhotinhos. Babadores coloridos, cadeirinha para comer, copinhos, pratinhos e talhares infantis são alguns deles.

A Quinzena do Bebê está com descontos em diversos itens, inclusive para auxiliar na alimentação dos filhotinhos. Aproveita para ir conferir na Caverna do Dino /Barriga Verde mais próxima de você, é de 06/11 a 20/11.

Fonte: Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos

VEJA TAMBÊM!

Como cuidar e vestir seu bebê no verão Estampando camiseta infantil em casa Máscara de dinossauro para Halloween Receitas para fazer com as crianças